Administração no trabalho
A ciência da administração possui como objetivo de estudo as organizações ou grupo de pessoas, mas não qualquer grupo de pessoas e sim aqueles reunidos de forma planejada e deliberada em função de um objetivo
Para que uma organização atinja os seus objetivos são necessários recursos, entre eles estão os financeiros, humanos, materiais, patrimoniais, conceituais, tecnológicos, etc. Estes recursos não são abundantes em nosso planeta e por isso a administração promove meios de utilizá-los de forma racional,para se atingir o máximo possível de objetivos com o mínimo possível de recursos. Todo processo organizacional precisa de insumos como pessoas, tempo, dinheiro, instalações, bens, etc. Estes insumos possuem um custo e para que um processo permaneça na organização deverá agregar algum valor para ela, caso esse processo não agregue valor deverá ser eliminado do sistema.
Todo processo gera um resultado e em uma organização esses resultados podem ser chamados de produtos (bens, serviços ou informações), que serão posteriormente demandados por seus clientes - sejam eles internos ou externos, pessoa física ou jurídica.
Conceitos e princípios de administração
O que é Administrar:
Processo de tomada de decisões sobre os objetivos organizacionais ou pessoais e a utilização de recursos necessários para efetivação dos mesmos.
Níveis de Administração (Níveis Hierárquicos):
1* Estratégica: Responsabilidade da Alta Administração (Define missão e objetivos gerais e específicos).
2* Tática: Responsabilidade da Média Gerência (Define as estratégias de execução e coordenação).
3* Operacional: Responsabilidade da Supervisão de 1ª Linha (Operacionaliza as estratégias anteriormente definidas).
Quem é o Gerente e quem é o Trabalhador?
Gerentes são indivíduos