fosseis
COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EaD
Fósseis
(Curso: Ciências Biológicas)
(Nome da disciplina. FUNDAMENTOS E METODOS DO ENSINO DAS CIENCIAS DA TERRA )
Pólo de São Miguel do Guaporé
Rondônia
Abril/2013
.
2 DESENVOLVIMENTO
E considerado fósseis qualquer indicio da presença de organismo que viveram em tempos remotos da terra
As partes duras do corpo dos organismos são as mais frequentemente conservadas nos processo de fossilização, mas existem casos em que a parte mole do corpo também e preservada. Dentre esses casos, podem-se citar os fosseis congelados, como o mamute encontrado na Sibéria do Norte, e os fósseis de insetos encontrados em âmbar. No caso dos insetos, aqueles que eram recobertos pela resina pegajosa eliminada pelos pinheiros morriam. A resina endurecia transformando em âmbar, e o inseto ali contido era preservado com detalhes de sua estrutura.
Também são consideradas fosseis impressões deixadas por organismos que viveram em eras passadas, como pegadas de animais de animais extintos, e impressões de folhas, de pernas de aves extintas e da superfície da pele de dinossauros.
Embora muitas teorias tenham surgido ao longo dos tempos para interpretar o significado dos fósseis, o seu estudo científico só começou há cerca de 300 anos. A sua verdadeira origem e natureza só foram estabelecidas nos séculos XVII por alguns naturalistas, que conseguiram estabelecer a relação entre os dentes de tubarão da altura e outros semelhantes.
Um século antes tinha surgido a designação de “fóssil”. Ela derivou da palavra latina “fossilis”, que significa “desenterrado”, e foi inicialmente usada para designar toda a espécie de minerais e metais extraídos da crosta terrestre.
A importância dos estudos para os cientistas esta na possibilidade de conhecer organismo que viveu em épocas remotas da terra e muitas vezes sobre condições ambientais