Processamento das drogas no organismo
Disciplina: FARMACOLOGIA
Professor: EDILBERTO ANTONIO SOUZA DE OLIVEIRA
Médico e Professor da UCSAL e da FAMAM - www.easo.com.br
Ano: 2011
APOSTILA Nº 02
ABSORÇÃO A PARTIR DO LOCAL DE ADMINISTRAÇÃO
VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE DROGAS
DISTRIBUIÇÃO DOS FÁRMACOS E RECEPTORES
TOLERÃNCIA
ANTAGONISMO ENTRE FÁRMACOS
O processamento de fármacos no organismo é dividido em quatro etapas:
Absorção a partir do local de administração – distribuição no corpo – metabolismo ou biotransformação – excreção.
Absorção a partir do local de administração e vias de administração.
Na maioria dos casos, a droga deve penetrar no plasma antes de alcançar o seu local de ação. A absorção é definida como a passagem de uma droga de seu local de administração para o plasma. Assim, a absorção é importante para todas as vias de administração, exceto a intravenosa. Existem casos especiais em que a absorção para o plasma não é necessária para a ação do fármaco, como ocorre com a inalação de um brocodilatador para o tratamento da asma.
A absorção do fármaco pode variar de modo significativo dependendo da formulação do medicamento utilizado, e, da via de administração.
As principais vias de administração de medicamentos são:
Oral – sublingual – retal – inalação – parenteral ou injeção - aplicação a outras superfícies epiteliais. Via oral.
Em sua maioria, os fármacos são consumidos por via oral e deglutidos. Ocorre pouca absorção até que o fármaco alcance o intestino delgado. Cerca de 75% de um fármaco administrado por via oral são absorvidos em 1 e 3 horas, entretanto, existem fatores que podem alterar esta absorção, como a motilidade gastrointestinal, o fluxo sangüíneo esplâncnico, o tamanho das partículas, a formulação, e, fatores físico-quimicos.
As cápsulas são formuladas com o objetivo de resistir ao pH ácido do estômago, e, no intestino o revestimento se dissolve no ambiente alcalino liberando o medicamento, assim, pode ser evitada tanto a irritação gástrica,