Processamento contínuo de elastômeros
Diogo Terezani
Gabriel Ravanhani Schleder
Gustavo Nunes
Mistura Contínua:
Princípios
Quatro funções principais:
(1) compactação,
(2) mistura distributiva,
(3) mistura dispersiva
(4) mistura micro-distributiva
Funções:
1: Compactação
Aproximadamente equivalente à incorporação em batelada.
Compreende: redução dos espaços vazios entre as partículas da mistura de borracha e penetração em aglomerados de enchimento, até que o composto tenha uma densidade próxima da do material sólido.
Compactação permite altas tensões a serem desenvolvidas no composto de borracha e é um precursor essencial para a mistura dispersiva.
Funções:
2: Mistura distributiva
Mistura distributiva é necessária para eliminar variações de composição devido à mistura imperfeita ou segregação subsequente. Também referida como “back mixing".
Ele também provoca manchas e fluxo das partículas de borracha, reduzindo a dimensão de segregação entre os ingredientes além do que é possível com a mistura.
Funções:
3: Mistura dispersiva
Tal como acontece em batelada, a eficiência da mistura dispersiva é em grande parte controlada pela intensidade de tensão.
Em contraste, a mistura dispersiva não tem que ser combinada com uma mistura distributiva de grande escala, uniformidade substancial da composição é atingida por esta fase do processo.
Funções:
4: Micro-distribuição
O termo micro-distribuição é usado para descrever a homogeneização da microestrutura do composto de borracha no nível de aglomerado e agregado primário, tendo-se seguinte fratura dos aglomerados.
Performance
A taxa de saída de misturadores contínuos é dominada por limites de temperatura do composto de borracha.
Existem amplas oportunidades para o projeto de menor energia de mistura do que é possível com o processo em batelada, mas isso é compensado, em certa medida, pela geração de calor contínuo.
Tal como acontece com os