Conceito De PVC
O PVC é o único material plástico que não é 100% originário do petróleo, que contribui com 43% de sua composição. O Cloro, que é obtido da eletrólise do cloreto de sódio (sal comum), contribui com os restantes 57%.
O PVC possui algumas características que tornam sua utilização vantajosa, principalmente no setor de construção civil, seu maior mercado.
É leve (1,4 g/cm3), o que facilita seu manuseio, é resistente à maioria dos reagentes químicos e à ação de fungos, bactérias, insetos e roedores. É um bom isolante térmico,elétrico e acústico, além de ser sólido e resistente a choques e impermeável a gases e líquidos.
Os tubos são utilizados tanto em sistemas prediais como em obras de infra-estrutura, e vêm ganhando participação nas diversas aplicações possíveis.
Os tubos e conexões em PVC têm características muito específicas, dentre as quais podem ser destacadas a resistência à corrosão, a estanqueidade das juntas, o menor custo de material e a facilidade operacionalização pela mão-de-obra em relação a possíveis materiais sucedâneos, ademais, destacam-se a resistência química do PVC e à resistência aos ambientes agressivos. Essas características asseguram um mercado próprio que não reconhece um produto substituto direto que possam superar a utilização dos tubos e conexões em PVC, em termos de preço e de desempenho e ainda, considerando-se aspectos legais estabelecidos.
As principais características do PVC
O PVC é:
:: Leve (1,4 g/cm3), o que facilita seu manuseio e aplicação;
:: Resistente à ação de fungos, bactérias, insetos e roedores;
:: Resistente à maioria dos reagentes químicos;
:: Bom isolante térmico, elétrico e acústico;
:: Sólido e resistente a choques;
:: Impermeável a gases e líquidos;
:: Resistente às intempéries (sol, chuva, vento e maresia);
:: Durável: sua vida útil em construções é superior a 50 anos;
:: Não propaga chamas: é auto-extinguível;
:: Versátil e ambientalmente correto;
:: Reciclável e reciclado;
:: Fabricado com