Elastomeros termoplasticos
Os elastômeros termoplásticos são materiais que conjugam as propriedades das borrachas com a facilidade de transformação dos plásticos. Com o desenvolvimento desta classe de materiais, tornou-se possível substituir boa parte das borrachas convencionais em aplicações tradicionais. Bem como, devido a sua versatilidade, encontrar novas aplicações antes inacessíveis aos termoplásticos.
Os elastômeros termoplásticos constituem uma família de materiais de engenharia que funcionam como uma ponte entre as famílias dos materiais plásticos e dos elastômeros. Aliam as características elásticas dos elastômeros, a reversibilidade térmica e a processabilidade dos termoplásticos. Podem ser utilizados em aplicações onde haja necessidade de flexibilidade e elasticidade a condições moderadas de deformação e temperatura. Possuem duas grandes vantagens sobre os tipos termofixos convencionais (vulcanizados) - processam facilmente e rápido. O objetivo principal deste trabalho é apresentar uma abordagem geral sobre as características, processamento e aplicações dos elastômeros termoplásticos.
2 Elastômeros Termoplásticos
Os elastômeros termoplásticos constituem uma classe de materiais intermediários que apresentam as características elásticas dos elastômeros, a reversibilidade térmica e a processabilidade dos materiais termoplásticos. Podem ser utilizados em aplicações onde haja necessidade de flexibilidade e elasticidade a condições moderadas de deformação e temperatura.
Os termos e siglas mais utilizadas para denominar de forma geral estes materiais são:
• TR = Borracha Termoplástica
• TPE = Elastômero Termoplástico
A flexibilidade e a suavidade ao toque da borracha aliadas à facilidade de processamento dos plásticos representam os principais apelos mercadológicos dos elastômeros termoplásticos (TPEs). Mas, não são os únicos. Aos poucos esses materiais, classificados de acordo com os componentes da blenda, ganham fatias importantes ao substituir borrachas