Quimica
A indústria dos polímeros teve origem no início do sec. XIX, quando Hancock, na Inglaterra, descobriu o efeito da “mastigação” da borracha natural. A primeira experiência comercial bem sucedida na área dos polímeros deve-se a J. W. Hyatt que, em 1870, nos E. U. A, usando cânfora como plastificados do nitrato de celulose produziu a celulóide. Em 1933, três investigadores da ICI, Gibson, Fawcett e Swallow descobriram o polietileno. Em 1934, W. H. Carothers, trabalhando para a Dupont descobriu o nylon e, subsequentemente, desenvolveu um trabalho pioneiro sobre a teoria das reacções de polimerização por condensação. A maioria dos polímeros poliolefínicos modernos são o resultado direto do trabalho de Natta (e Ziegler) que desenvolveu catalisadores organometálicos de polimerização que permitiram obter, na década de 50, o polietileno de alta densidade e o polipropileno isotático. Juntamente com outros polímeros que são a base de mais de 90% dos plásticos utilizados atualmente.
2) Qual a diferença entre plástico e polímeros ?
Na prática o plástico conterá, para além da matriz macromolecular, que se designa por polímero, impurezas (ocasionais ou provenientes do processo de polimerização) e aditivos. Os aditivos são substâncias que se incorporam intencionalmente nos polímeros, de forma a conferir-lhes propriedades específicas, quer durante a transformação, quer enquanto produtos acabados. Esta incorporação torna-se necessária, dado que os polímeros só muito raramente podem ser utilizados isoladamente de outras substâncias para produzir artigos de consumo, devido às características limitativas que apresentam por si sós.
3) Qual a importância dos polímeros na sociedade atual?
Com o desenvolvimento da indústria dos polímeros, muitos produtos que antigamente eram produzidos com materiais como o vidro, cerâmica, aço, etc. hoje são substituídos por diversos tipos de plásticos que, devido à