História da Antropologia
Introdução à Antropologia
Fichamento: História da Antropologia
Eriksen, Tomas H. Nielsen
Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Unidade Maracanã
Curso de Ciências Sociais
Introdução à Antropologia 1
Professores: Rodrigo Pereira e Marcia Contins
História da Antropologia
O livro História da Antropologia é um manual que revela uma visão ampla, mas sintética da antropologia social e cultural. Relata cronologicamente o desenvolvimento histórico das tradições antropológicas, passando pelo iluminismo, teóricos, tendências, controvérsias, grandes movimentos e pela pós-modernidade. Uma leitura agradável e completa sobre o tema e suas peculiaridades.
ERIKSEN, Tomas H. Nielsen, FINN S.
História da Antropologia. 1 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007
Capítulo 1: Inícios
“Há quanto tempo existem antropólogos? As opiniões a esse respeito estão dividas. Em grande parte, a resposta depende do significado atribuído à palavra antropólogo [...] Nesse sentido, começamos com uma investigação antropológica no momento em que um estranho se muda para o apartamento em frente ao nosso.” ( p.9)
“ Se nos restringirmos à antropologia como disciplina científica, alguns estudiosos remontariam suas origens ao Iluminismo europeu durante o século dezoito; outros sustentariam que ela só surgiu como ciência na década de 1850; outros ainda afirmariam que as pesquisas antropológicas no sentido atual começaram depois da I Guerra Mundial. Nós também não podemos evitar ambiguidades.”(p.9)
“Não há duvida, porém, de que a antropologia, considerada como a ciência do home, teve origem na região que em geral, mas imprecisamente, chamamos de “Ocidente”, especialmente em três de quatro países “ocidentais”: França, Grã-Bretanha, Estados Unidos e, até a II Guerra Mundial, Alemanha. Historicamente falando, a antropologia é uma disciplina europeia, e seus praticantes, como os de todas as ciências européias, às vezes gostam de