Processador Neander
INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 03
DESENVOLVIMENTO ............................................................................................ 03
CONCLUSÃO .......................................................................................................... 08
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ........................................................................ 09
Introdução - Simulador do Processador Neander/X
O NEANDER é um computador muito simples, desenvolvido apenas para fins didáticos. Processadores modernos são muito mais complexos que NEANDER. Entretanto, mesmo processadores utilizados nas mais sofisticadas estações de trabalho são baseados nos conceitos elementares que você aprender com o NEANDER.
O NEANDERWIN estende o conjunto de instruções do NEANDER e oferece uma interface de programação amigável, com a entrada do código em representação simbólica, com diversas facilidades para o programador, que tornam muito mais fácil o uso do processador NEANDER como ferramenta de ensino.
Desenvolvimento
O NEANDER só possui um modo de endereçamento: o modo direto (muitas vezes também chamado de absoluto). No modo de endereçamento direto, a palavra que segue o código da instrução contém, nas instruções de manipulação de dados, o endereço de memória do operando. Nas instruções de desvio, esse endereço corresponde à posição de memória onde está a próxima instrução a ser executada.
Figura 1
A Figura 1 mostra a aparência da tela principal do sistema NeanderWin. Na parte superior está o menu geral de operação (Arquivo, Editar, etc...) e diversos botões usados em conjunto com o editor de textos.
Logo abaixo, está o painel do simulador, em que são mostrados os dois dispositivos de entrada e saída (oito chaves e um visor em formato hexadecimal), e diversos botões para controle de execução. Imediatamente abaixo, à esquerda, está o editor de