processador neander
Faculdade Estácio Fase
Turma: Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Matéria: Organização de Computadores
Aluno: Alysson
ESTUDO DO PROCESSADOR NEANDER-X
Processador Neander - X Neander-X é uma extensão da arquitetura do processador neander, criada pelos professores Raul Weber e Taisy Weber para a antiga disciplina CPD148 - Arquitetura de Computadores I da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O neander é uma ferramenta de simulação de máquina hipotética (pseudo-computador) criada para fim acadêmico visando principalmente familiarizar o usuário com os conceitos básicos de arquitetura de computadores, através de programação em linguagem de máquina e simbólica, e com as técnicas de depuração de tais programas.
- Características do Neander:
O neander tem largura de dados e endereços de 8 bits, dados representados em complemento de dois, 1 acumulador de 8 bits (AC), 1 apontador de programa de 8 bits (PC) e 1 registrador de estado com 2 códigos de condição: negativo (N) e zero (Z).
Só possui um modo de endereçamento: o modo direto também chamado de absoluto. Neste modo a palavra que segue o código da instrução contém, nas instruções de manipulação de dados, o endereço de memória do operador.
No modo de endereçamento direto (Figura 4.1), a palavra que segue o código da instrução contém, nas instruções de manipulação de dados, o endereço de memória do operando.
No neander é mostrado o conteúdo do acumulador (AC), do registrador de status (bits N e Z), do apontador de instruções (PC) e do registrador de instruções (RI).
Nas estruturas de desvio, o endereço contido na instrução corresponde a posição de memória onde está uma instrução a ser executada.
O conjunto de instruções de NEANDER compreende 11 instruções, codificadas através dos quatro bits mais significativos da palavra que contém o código da instrução.
No neander