Processador Neander
Organização de Computadores:
Professora: Raquel Cabral
Integrantes do Grupo:
Joab Leite da Silva Neto
Matr.:201307378234
Titulo da Atividade Estruturada:
Estudo do Processador Neander-X
Objetivo:
Estudar o processador Neander-X e pesquisar o que são simuladores.
Maceió – AL, 30 de setembro de 2013.
Processador NEANDER-X
Conheceremos, superficialmente, as características do Processador Neander-x e comparar os simuladores Neanderwin e Ahmes.
- Conhecendo o Processador Neander-X A seguir apresentamos o diagrama em blocos do processador NEANDER:
Criado para fins didáticos o Neander é um computador muito simples usado para facilitar a aprendizagem da Arquitetura dos Computadores. Processadores modernos são muito mais complexos que ele. Uma instrução do Neander possui 8 bits, podendo existir até duas instruções (16 bits), nas instruções com apenas 8 bits, os 4 bits mais significativos contém o código da operação (Fig.01). Nas instruções com 16 bits, que no Neander, são aquelas que fazem referência a um operando na memória, o segundo byte contém o endereço de memória deste operando, logo o endereço é representado por 8 bits (Fig.02). Possui uma memória endereçável com 256 posições, conseguindo acessar qualquer endereço de 0 (0000 0000) a 255 (1111 1111). Possui ainda um registrador de estado com dois códigos de condição: negativo (N) e zero (Z). Os números inteiros negativos são representados por N.
Simuladores
- Função dos simuladores:
Facilitar ao máximo as atividades didáticas do professor e o apoio mais completo possível para as dificuldades comuns do aluno, sendo criado um ambiente integrado para desenvolvimento, que executa em Windows e Linux incluindo:
* Editor de textos;
* Montador (assembler);
* Simulador da arquitetura;
* Visualizador da memória simulada;
* Ferramenta de apoio ao aprendizado de instruções;
* Utilitário para conversões de bases;
* Simulador