Geometria molecular e ligações quimicas
A molécula de água (H20) é um exemplo de estrutura angular, os átomos de hidrogênio se posicionam formando ângulos de 104,5°. Dizemos então que essa é uma molécula de Geometria molecular angular.
A molécula BH3 é um exemplo da Geometria molecular trigonal, essa forma é caracterizada pelo ângulo de 120° entre as ligações. O metano (CH4) retrata a Geometria molecular tetraédrica, a presença dos 4 átomos de hidrogênio e a formação do ângulo de 109,5° confirmam. A ligação química se estabelece quando átomos combinam (reagem) entre si. Basicamente, duas forças de naturezas distintas atuam no interior da matéria: são as forças intermoleculares, isto é, entre moléculas, e as forças intramoleculares, que agem no interior dessas moléculas, são as famosas ligações químicas. São uniões estabelecidas entre átomos para formarem moléculas ou no caso de ligações iônicas ou metálicas aglomeradas atômicas organizados de forma a constituírem a estrutura básica de uma substância ou composto.
Polaridade de Ligações Chamamos de polaridade a capacidade que as ligações possuem de atrair cargas elétricas, e o local onde ocorre este acúmulo denominamos de pólos, estes se classificam em pólos negativos ou positivos.
O cátion Na possui pólo (+) que atrai partículas (-). Ligação iônica: Neste tipo de ligação a transferência de elétrons é definitiva e por isso os compostos iônicos, como o próprio nome já diz, são carregados de cargas