Fichamento capítulo 1 - Teoria Geral da Administração
Fayol: clássica divisão das funções do administrado em planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar.
Lilian Gilbreth: tentativa de aplicar a psicologia à administração
Gantt reconheceu a eficiência de incentivos não monetários.
O homem pode escolher a melhor alternativa e maximizar os resultados de sua decisão.
O ser humano era considerado um ser simples e previsível cujo comportamento não variava muito. Incentivos financeiros adequados, constante vigilância e treinamento eram ações consideradas suficientes para garantir uma boa produtividade.
O interesse em maximizar o seu ganho individual faz com que os agentes econômicos (produtores, consumidores e trabalhadores) procurem as alternativas mais racionais de ganhos em um mercado competitivo.
O trabalho seria assim a origem do direito à propriedade. A propriedade da sua força de trabalho e de seus frutos são direitos naturais básicos.
A função primordial do administrador é determinar a única maneira de executar o trabalho.
Analisar o trabalho em suas diferentes fases e estudar os movimentos necessários à sua execução de modo a simplifica-los a reduzi-los ao mínimo.
Administração Cientifica: - Estudo de tempos e movimentos; - Estabelecimento de padrões de produção; - Administradores estabelecem padrões. Operários obedecem.
Escola Clássica: seleção, treinamento, controle por supervisão e o estabelecimento de um sistema de incentivos.
Administração científica: - Quanto mais dividido for o trabalho, mais eficiente será a empresa; - Um pequeno número de subordinados para cada chefe e um alto grau de centralização das decisões; - O objetivo da ação é de organizar mais as tarefas do que os homens.
Ford construiu um sistema de pagamento com base em bônus e altos pagamentos que