Eike Batista
Já adiantando a resposta: capitalista. A prova é trivial. Basta levar em conta que o empreendedor não tira suas idéias do nada. Geralmente, se dedica em tempo integral a uma única atividade e é do trabalho diuturno o fruto da inovação . Do nada só poderá vir nada. Os caras da Apple e Microsoft são os exemplos atuais de empreendedores de sucesso. Característica comum: sambistas de uma nota só e entendiam do riscado!
Entretanto, existe outro ponto fundamental para o sucesso verdadeiro dos empreendedores: a rede de informação e conhecimento em que estão inseridos. Outro elemento que aparece no depoimento abaixo: a turma do cara X era constituída de malandros e oportunistas, bem o retrato do Brasil!
Evidentemente, como o cara não é empreendedor coisa nenhuma, não pode separar o joio do trigo. De fato, todos iguais!
Eike Batista
Eike Batista
O Brasil como prioridade: ontem, hoje e sempre
Eike Batista não se reconhece como o aposentado dos “obituários empresariais” que têm sido publicados e promete seguir empreendendo. Ele assume a responsabilidade pela derrocada da OGX, mas diz que confiou demais em quem não merecia confiança. Entre os arrependimentos, cita a exposição excessiva de sua vida e ter recorrido ao mercado de ações.
RIO - Ao longo dos últimos meses, decidi que não me pronunciaria sobre a avalanche que se abateu sobre minha vida privada e principalmente sobre meus negócios. Mudei de ideia nos últimos dias diante da grande insistência de amigos próximos e alguns de meus executivos. Venho a público então submeter à reflexão aspectos que têm passado em branco quando se analisa minha trajetória empresarial. Eu me tornei um empreendedor ainda no início dos anos 80, quando me aventurei no garimpo da
Amazônia. Aprendi bastante em regiões de fronteira, ambientes hostis à atividade produtiva, enormes dificuldades de toda ordem para transportar