procel
Há alguns anos atrás surgiu o PROCEL, que promove o uso eficiente da energia elétrica, combatendo o desperdício e reduzindo os custos e os investimentos setoriais. Criado pelo governo federal em 1985, é executado pela Eletrobras, com recursos da empresa, da Reserva Global de Reversão (RGR) e de entidades internacionais.
Em 2012, o Procel desenvolveu projetos que contribuíram para uma economia de 9 milhões de megawatts-hora . Esse resultado equivale ao consumo anual de energia elétrica de aproximadamente 4,77 milhões de residências brasileiras. Os reflexos ambientais também foram significativos: as emissões de gases de efeito estufa evitadas pela economia proporcionada, no ano passado, pelo Procel alcançaram 624 mil toneladas de CO2, o equivalente às emissões de 214 mil veículos em um ano.Instituído em 1993, o Selo Procel de Economia de Energia indica ao consumidor, no ato da compra, os equipamentos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. O objetivo é estimular a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a preservação do meio ambiente.
Também desde 1993, o Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia reconhece o empenho e os resultados obtidos pelos agentes que atuam no combate ao desperdício de energia. Concedido anualmente, o prêmio visa estimular a sociedade a implementar ações que efetivamente reduzam o consumo de energia elétrica.
Selo PROCEL te ajudando a comprar
Categoria:
Refrigerador
Muita gente sabe que hoje em dia existe uma etiqueta em quase todos os eletrodomésticos que classifica a eficiência energética de cada aparelho, mas o que quase ninguém sabe é como ela surgiu, o que de fato ela significa e como pode ajudar na hora de escolher determinado eletrodoméstico.
Para você entender melhor e poder utilizar tal etiqueta como aliada na hora de comprar um novo refrigerador, desvendamos o verdadeiro significado do