composição quimica de lípidios por soxlet
Lipídeos
O termo lipídico é utilizado para gorduras e substâncias gordurosas. Lipídeos são definidos como componentes do alimento que são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos. Os óleos, gorduras e graxas são os lipídios mais comuns, sendo constituídos de triglicerídeos formandos a partir de glicerol (álcool) e ácidos graxos.
Os lipídios são substâncias que podem ser extraídas de plantas ou matéria animal, através de solventes orgânicos apolares de baixa polaridade, tais como clorofórmio, éter etílico, n-hexano, ou tolueno.
Os óleos, gorduras e graxas são constituintes importantes das águas residuárias. Óleos e gorduras, geralmente provem dos alimentos e constituem um grupo de compostos significativos, principalmente na composição dos esgotos municipais.
O termo óleo e graxa inclui óleos, gorduras, ceras, e outros constituintes solúveis em solventes orgânicos como, por exemplo, o n-hexano. Óleos, gorduras e graxas são insolúveis em água. Os óleos apresentam-se no estado líquido à temperatura ambiente e as gorduras são sólidas nas mesmas condições. Os óleos e graxas podem ser hidrolisados em meio alcalino, originando o glicerol e o sal de ácidos graxos.
Uma das principais características dos óleos e graxas é a sua resistência a degradação em meio anaeróbio. Quando presentes em altas concentrações podem causar problemas diversos tais como, acúmulo de espuma em biodigestor, obstrução de poros em meios filtrantes, não são facilmente decomposto por bactérias em geral, e por esse fato, podem causar sérios problemas ao tratamento das águas residuárias quando presentes.
Para determinação dos óleos e graxas, podem-se utilizar três métodos: o método de partição gravimétrica usando funil de separação, o método da partição infravermelho e o método de extração Soxhlet. Nestes métodos os óleos e graxas são extraídos da amostra por contato com o solvente orgânico que é posteriomente separado. O teor de óleos e