procedimetos de ensino
Procedimentos de Ensino
Procedimentos e Recursos didáticos
Os procedimentos de ensino contribuem para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios de pensamentos e participe ativamente das experiências de aprendizagem, observando, lendo, escrevendo, e experimentando, propondo hipóteses, solucionando problemas, comparando classificando, ordenando, analisando, sistematizando, etc.
Os critérios para a seleção e organização de procedimentos de ensino são as características dos alunos, como por exemplo sua faixa etária, o nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem, as condições físicas e tempo disponível.
Esses critérios são importantes porque com eles os professores podem escolher melhor caminho para nortear suas ações pedagógicas, pois, ao entender a metodologia de ensino como o estado de métodos didáticos para o desenvolvimento organizado do trabalho pedagógico, aumenta-se a probabilidade de se desenvolver uma ação educativa competente e segura em relação aos propósitos desejados para o processo educacional.
É necessário que o professor utilize diferentes recursos didáticos metodológicos, para poder favorecer uma série de situações educativas, tais como o dinamismo na sala de aula, a participação dos alunos, a motivação e o interesse dos alunos, bem como o atendimentos as diferenças individuais.
Os recursos didáticos auxiliam o professor a desenvolver o processo de ensino- aprendizagem no sentido de oferecer aos alunos situações através que lhes permitam construir e reconstruir os conhecimentos de maneira prazerosa e significativa.
Os recursos didáticos metodológicos mais comuns e, portanto, mais utilizados na escola são as aulas expositivas, estudo dirigidos e o livro didático.
Os jogos e as brincadeiras também são recursos didáticos metodológicos bem importantes e valioso para ao realização dos trabalhos pedagógicos em razão dos seguintes tópicos: