Projeto de criação de capas de revistas baseado na sequência didática do grupo de Genebra
Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas
Oficina de Didatização de Gêneros Textuais
Prof.ª Tatiana Macedo
Alunos: Jonny e Samara
Projeto de criação de capas de revistas baseado na sequência didática do grupo de Genebra
1. ATIVIDADE EM FOCO Produção Escrita
2. CONTEXTO Escola Pública
3. ALUNOS
a) Idade: entre 14 e 15 anos;
b) Número: 16 a 20 alunos;
c) Nível: Intermediário;
d) Tempo: 5 aulas de 50 minutos;
e) Conhecimento Prévio sobre contos de fadas e paródia;
4. TÓPICO/ TEMA DA ATIVIDADE Parodiando Fairy Tales em Capa de Revista
5. OBJETIVOS Ajudar os alunos a identificar os elementos estáveis do gênero da capa de revista através da criação de uma capa de revista.
6. ABORDAGEM PEDAGÓGICA O trabalho foi baseado em teorias do grupo de Genebra, em especial a sequência didática criada por Schneuwly e Dolz (1999). As sequências didáticas são usadas como instrumentos para a orientação de professores, com o objetivo de promover o ensino e aprendizagem pela transformação gradual das capacidades iniciais dos alunos para compreensão e produção de determinados gêneros.
Sobre o gênero capa de revista, entendemos que a mesma é classificada como gênero, pois, “ela circula indiscriminadamente, interpretando fatos, divulgando opiniões e ideologias, vendendo tendências e levantando polêmicas” (VITORINO e DIONÍSIO. 200-?). O gênero em questão contribui para a construção da prática de linguagem através de suas manchetes (principais ou secundárias), pois, possue textos argumentativo-expositivos e linguagem apelativa desenvolvida com informações sobre o tema, o qual, a revista é direcionada. Em nossa análise a diferentes capas de revistas, pudemos constatar que os objetos (fotos e enunciados) presentes nas capas são feitos de uma forma que possa persuadir e instigar o leitor (público-alvo), a conhecer o conteúdo da revista como um todo, comprando-a, em outras palavras, a capa é a própria propaganda da