PROCEDIMENTOS
Parte 1: Condutividade elétrica
*Testamos a condutividade elétrica usando um simples dispositivo , que é composto por dois eletrodos ligados em série , e com uma lâmpada, que são ligados em um gerador de corrente .
Como mostra a figura abaixo :
Essa figura mostra o simples dispositivo que foi utilizado para o teste de condutividade elétrica .
Quando colocamos o material entre os eletrodos ou quando eles são mergulhados num líquido fechando o circuito, pode ocorrer a passagem da corrente , se isso acontecer a lâmpada irá se acender e a intensidade da luz obtida poderá lhe dar uma ideia de sua alta ou baixa condutividade (do material, da solução ou do líquido puro).
Colocar nas substâncias a seguir as pontas desencapadas dos fios de um aparelho para verificar a condutividade elétrica (ligado à corrente elétrica).
Anote os resultados.
Obs. Utilizar cerca de um grama no caso de substâncias sólidas e cerca de 40 ml de cada solução
1. Preparar as soluções: uma substância de : água destilada , água deionizada, água da torneira, água + solução de HCL 1 mol/l , água + álcool , sacarose fundida , solução de sacarose , cloreto de sódio sólido e solução de cloreto de sódio .
2. Preparadas cada uma das soluções acima e separadas em béqueres, inicia-se o experimento testando a capacidade de cada líquido em conduzir ou não eletricidade por meio do sistema montado com os fios, a lâmpada e o soquete, formando um pequeno circuito elétrico.
3. Mergulha se as pontas dos fios colocados na extremidade de cada orifício da base metálica nas diferentes soluções.
4. Agora, com a utilização das substâncias, indicaremos qual solução é melhor eletrólito.