procedimentos para resolução de situação -probelma na matematica
INTRODUÇÃO
No contexto matemático um problema aguça o interesse do aluno na descoberta de sua solução, ajudando e aprimorando sua criatividade e seu raciocínio. Nem sempre a palavra “problema” é utilizada com o mesmo sentido, percebemos que até mesmo educadores apresentam definições diferentes, mesmo assim podemos definir intuitivamente um problema.
Segundo Silveira (2001) (O que é um problema matemático?): Problema matemático é
toda
situação
requerendo
a
descoberta
de
situações
matemáticas desconhecidas para a pessoa que tenta resolvê-lo e/ou a invenção de uma demonstração de um resultado matemático dado.
Todo problema requer um processo de resolução, tenha ele qualquer característica, e esse processo envolve diversas ações e procedimentos variados onde os desafios encontrados podem requerer e exigir reorganização de conhecimentos anteriores. Os problemas apresentado aos alunos em sala de aula também necessitam de conhecimentos prévios, o que faz com que o mesmo problema pareça diferente de uma pessoa para outra.
Para que haja uma verdadeira resolução de problemas, antes de tudo é necessário que haja possibilidade de estratégias para sua solução, e não simplesmente a cópia de um exemplo pronto, e ainda que haja uma solução válida para este problema, onde poderá conter realização de experiências, construção de novos conhecimentos, argumentação quanto aos caminhos utilizados e justificativa quanto as ações escolhidas.
Alguns professores, baseados no livro “A arte de resolver problemas”, de
George Pòlya (1945/1973), procuraram desenvolver algumas estratégias para solução de problemas, onde antes de tudo devemos considerar o problema, obtendo os dados existentes e possivelmente necessários para sua solução, em seguida estabelecer um plano para sua resolução, verificando a possibilidade de já ter visto o problema de uma forma diferente, ou até mesmo algum semelhante, podendo também ser resolvido em partes, até