7 de Setembro pela Maçonaria
Á Gl.·. do G.·.A.·.D.·.U.·.
07 DE SETEMBRO
Se fixarmos nossa leitura ao ato em si da Programação da Independência, a da tão famosa e aludida frase “ Independẽncia ou Morte” estaremos ocultando e deixando de conhecer a veradeira história que moveu esta nação, naqueles tempos de 1822 às margens do Ipiranga, do dia 07 de Setembro às 16:30 hs.
Até mesmo nestas simples palavras e no ato em si, já podemos assossiar claramente um juramento maçônico, sendo assim podemos dizer que a Independência Brasileira foi articulado, planejado e colocado em pratica pelos Irm.'. Maçom.
Porém este movimento deve início muito antes do que imaginamos e além Mar, esse sentimento de Independência Política e mesmo a idéia de completa separação de Portugal iniciou-se desde 1801, quando se considerava a intenção do governo Portugues de tranferir a Corte para o Brasil, no entanto dentro do próprio governo havia divergências, a facçao anglófila, cujo plano de governo era manter o Império colonial Portugues e do próprio Reino além Mar, apoiados na aliança Luso-britânica se contrapunha a facção francófila, que considerava necessária a neutralidade para conseguir uma proximidade com a França, ambas eram apoiadas pelas Lojas Maçônicas quer de origem britânica quer de origem francesa, isso sem falar nas ideias Iluministas francesas que circulavam em tabloides, jornais e Livros da época.
Essas divergências para melhor entendermos, no Século XVIII a Espanha foi se aliar a França e Portugal se amparava a Inglaterra. Essa “guerra” entre Portugal e Espanha, grandes potências colonias porém com suas economias pré-industrial e atrasada era na ralidade uma cortina de fumaça para esconder um verdadeiro e real conflito de anos e anos mal resolvido, o da Inglaterra e França, potências mundiais da época.
No entanto nas duas correntes haviam apoio da maçonaria, porém também havia diferenças entre si, ou seja, na Inglaterra os maçons