Procedimentos Hospitalares
Thiago Melo Rezende
RA: 5120556
1) De acordo com a PORTARIA Nº 2.616, DE 12 DE MAIO DE 1998 sobre controle de infecções, diferencie Infecção Hospitalar de Infecção comunitária.
A infecção hospitalar é adquirida após a admissão do paciente e se manifesta durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares. Já a infecção comunitária é aquela constatada ou em incubação no ato de admissão do paciente desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital.
2) No caso de desconhecimento do período de incubação do microrganismo, ausência de evidência clínica ou dados laboratoriais de infecção no momento da internação, como será caracterizado o diagnóstico de infecção hospitalar?
Será caracterizado como infecção hospitalar toda a manifestação clínica de infecção que se apresentar a partir de 72h após a admissão. São também convencionadas infecções hospitalares aquelas manifestadas antes de 72 horas de internação, quando associadas a procedimentos diagnósticos e/ou terapêuticos, realizados durante este período. As infecções do recém-nascido são hospitalares, com exceção das transmitidas de forma transplacentária e aquelas associadas a bolsa rota superior a 24 horas.
3) Segundo a PORTARIA Nº 2.616, DE 12 DE MAIO DE 1998, “as infecções pós cirúrgicas devem ser analisadas conforme o potencial de contaminação da ferida cirúrgica, entendido como o número de microrganismos presentes no tecido a ser operado, sendo que, a classificação das cirurgias deverá ser feita no final do ato cirúrgico, pelo cirurgião”. Defina os quatro tipos de cirurgia, de acordo com o potencial de contaminação, citando exemplos.
Os quatro tipos de cirurgias de acordo com o potencial de contaminação são: cirurgias limpas, cirurgias potencialmente contaminadas, cirurgias contaminadas e cirurgias infectadas.
Cirurgias Limpas são aquelas realizadas em tecidos estéreis ou