Apostila De Infec O E Isolamento
SUPERVISORA ENFERMEIRA SORAYA S. MORAES
O que é infecção?
É uma doença que envolve MO. Inicialmente ocorre a penetração do agente infeccioso no corpo do hospedeiro e há proliferação, com consequente apresentação de sinais e sintomas.
Estes sinais e sintomas podem ser, entre outros: Febre, dor no local afetado, alteração de exames laboratoriais, debilidade, etc.
As infecções podem acometer diversas localizações topográficas de um indivíduo, ou disseminar-se pela corrente sanguínea.
Alguns agentes têm preferência por determinadas localizações topográficas, assim a localização da infecção depende do tipo do MO.
O que é infecção Hospitalar?
É uma síndrome infecciosa que o indivíduo adquire após a sua hospitalização ou realização de procedimento ambulatorial. Entre os exemplos de procedimentos ambulatoriais mais comuns estão: Cateterismo cardíaco, exames radiológicos com utilização de contraste, retirada de nódulos de mama, etc.
A manifestação da infecção hospitalar pode ocorrer após a alta, desde que esteja relacionada com algum procedimento realizado durante a internação. Somente um profissional treinado (médico ou enfermeiro com qualificação especial em infecção hospitalar) pode relacionar sinais e sintomas de infecção com procedimentos realizados em unidades de saúde e realizar o diagnóstico de infecção hospitalar.
Quais são os riscos de um indivíduo adquirir infecção hospitalar?
O atendimento em unidades de saúde apresenta atualmente grande evolução tecnológica. Pacientes que no passado iriam evoluir a óbito, atualmente não só sobrevivem, como têm boa expectativa de vida, muitas vezes, sem sequelas.
Situações como as de acidentes automobilísticos graves, RN prematuros ou de baixo peso e indivíduos que necessitam de transplante de órgãos, são uma demonstração de como o atendimento hospitalar evoluiu.
Em contrapartida, esta melhoria no atendimento e avanço tecnológico aumentou o número de procedimentos possíveis