104691
PAULO MAGALHÃES
QUESTIONÁRIO
BARREIRAS
2013
Quais os microrganismos presentes no ambiente hospitalar?
Estafilococos, Pseudomonas aeruginosa (também conhecida como Pseudomonas pyocyanea), Klebsiella, Enterococcus, Escherichia coli e Acinetobacter.
O que é infecção hospitalar?
A infecção hospitalar é uma síndrome infecciosa (infecção) que o indivíduo adquire após a sua hospitalização ou realização de procedimento ambulatorial. Entre os exemplos de procedimentos ambulatoriais mais comuns estão: cateterismo cardíaco, exames radiológicos com utilização de contraste, retirada de pequenas lesões de pele e retirada de nódulos de mama, etc. A manifestação da infecção hospitalar pode ocorrer após a alta, desde que esteja relacionada com algum procedimento realizado durante a internação. Somente um profissional treinado (médico ou enfermeiro com qualificação especial em Infecção Hospitalar) pode relacionar sinais e sintomas de infecção com procedimentos realizados em unidades de saúde e realizar o diagnóstico de infecção hospitalar.
Quais medidas os profissionais de saúde podem adotar para prevenir a infecção hospitalar?
O enfermeiro como facilitador do cuidado além de promover um ambiente organizado e livre de possíveis focos de contaminação, precisa não só incentivar como também educar a sua equipe de saúde, o paciente e o acompanhante quanto às medidas de prevenção de IH no qual se enquadram realizar a lavagem das mãos como também a conscientização de sua importância, o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI’s), realizar uma higienização eficaz com degermantes nas aparelhagens que estão em contato com pacientes e profissional e diminuir as portas de entrada de agentes infecciosos que se encontram no ambiente e nos pacientes. A higienização das mãos é a forma mais eficaz de prevenção contra infecções transmitidas pelo contato.
COLEGIO BATISTA