FACULDADE
Licenciatura em Letras
(Português – Inglês)
PRÁTICAS INTEGRADORAS
Língua, Homem e Sociedade
Rosimary C. Martins da Silva
Taguatinga - DF
2012
FACULDADE INTERATIVA COC
Licenciatura em Letras
(Português – Inglês)
PRÁTICAS INTEGRADORAS
Língua, Homem e Sociedade
Rosimary C. Martins da Silva
Trabalho de Práticas Integradoras, exigido como parte das atividades a serem cumpridas no curso de graduação Licenciatura em Letras.
Taguatinga - DF
2012
INTRODUÇÃO
O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento.
Podemos citar que no ensino fundamental, o foco central está no fracasso escolar. Sabe-se que os índices brasileiros de repetência nas séries iniciais, estão diretamente ligados à dificuldade que a escola tem de ensinar a ler e a escrever. Essa dificuldade se expressa em dois pontos principais: no fim da primeira série e na quinta série. No primeiro, por dificuldade em alfabetizar, e no segundo, por não conseguir garantir o uso eficaz da linguagem, condição para que os alunos possam continuar a progredir até, pelo menos, o fim da oitava série.
Portanto, essas evidências de fracasso escolar apontam a necessidade da reestruturação do ensino de Língua Portuguesa, com o objetivo de encontrar formas de garantir, de fato, a aprendizagem da leitura e da escrita.
O domínio da língua tem estreita relação com a participação social, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Assim, um projeto educativo comprometido com a democratização social e cultural atribui à escola a função e a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o