serviço social
INTRODUÇÃO
Alguns autores que afirmam que uma das mais importantes revoluções ocorridas no decorrer do século XX foi à evolução das comunicações. O rádio, o cinema, a televisão, a internet, os celulares, são instrumentos cada vez mais modernos e com capacidade de interligar as pessoas. A capacidade de conectar e presenciar em tempo real os acontecimentos muda nossa relação com o mundo e a forma de percepção que temos dele. Hoje temos as noticias sobre fatos que acontecem do outro lado do planeta em questão de segundos. Tempo e espaço já não são barreias para o saber e hoje tem um significado bem diferenciado de apenas 10 anos atrás.
Se de um lado a globalização facilita o acesso às informações de maneira um tanto quanto democrático, pois alem de trazer o mundo em tempo real, tornou-se também acessível a toda a população, indistintamente de sua classe social a aquisição dos meios de comunicação, principalmente a TV e o rádio é de acesso fácil para todos. Em contra partida é inevitável verificar que estas mudanças têm intenso impacto ideológico e cultural sobre os sujeitos sociais.
Se não for entendida como direito, a comunicação pode se tornar a mola propulsora das transformações de uma sociedade, que cada vez mais passa utilizá-la como órgão de sustentação de manipulação. O direito à comunicação não pode ser usado apenas como meio de repasse de informações é preciso que sejam usados para assegurar a percepção do mundo e de vida, dos movimentos sociais. Garantindo os direitos dos indivíduos na acepção mais intensa de direitos e deveres.
DESENVOLVIMENTO
Somos muitas vezes influenciados pela mídia sem que tenhamos a percepção desta influencia, cores, frases, jingle, formatos de efeitos entram em nossa mente silenciosamente. Basta ligar o televisor, o radio, olhar as propagandas expostas em cartazes,