Procedimentos didaticos
1.1LEITURA Ler é conhecer, interpretar, decifrar. A maior parte dos conhecimentos se obtém através da leitura. Ler também significa eleger, escolher, ou seja, distinguir os elementos mais importantes daqueles que não são e, depois optar pelos mais representativos e mais sugestivos.
1.1.1 Importância. A leitura é um dos fatores decisivos do estudo e imprescindível em qualquer tipo de investigação cientifica. A leitura propicia a ampliação de conhecimentos, abre horizontes na mente, aumenta o vocabulário, permitindo melhor entendimento do conteúdo e das obras. Através delas podem-se obter informações básicas ou especificas.
1.1.2 Natureza de leitura
Ha três tipos de espécies de leitura
1.1.2. ESPECIES DE LEITURA
a) De Entretenimento ou Distração-visa apenas o divertimento, passatempo, lazer, sem maiores preocupações com os aspectos do saber.
b) De Cultura Geral ou Informativa-tem como objetivo tomar conhecimento, de modo geral, do que ocorre no mundo, mas sem grande profundidade.
c) De aproveitamento ou Formativa - sua finalidade é aprender algo de novo ou aprofundar conhecimentos anteriores.
Para Vega (1969:26) a leitura implica quatro operações: reconhecimento, organização, elaboração e valoração.
1.1.3 O que se Deve Ler
É muito importante a escolha da leitura e, para isso, faz-se necessário que, no inicio , alguém oriente,indicando as obras mais adequadas ou mais importantes. “Quem estuda um texto tem por objetivo aprender algo, rever detalhes ou buscar respostas para certas indagações” (Gagliano,1979:73) Deve-se escolher o livro ou artigo pelo titulo, autor,e edição e, de preferência, a melhor edição critica existente ou as bem-conceituadas. A elaboração de uma tese de mestrado ou tese de doutorado e outras exige muita leitura e, se possível, de toda a bibliografia referente ao assunto.
1.1.4.1 IDENTIFICAÇÃO
Para