Procedimentos de Preparação de Cálcio-Arsenazo e Ferro Sérico
COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA SÃO PAULO
Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681, de 07/12/89 – DOU de 11/12/89
Curso: Biomedicina Data: 28 de maio de 2013
Procedimentos de Preparação de Cálcio-Arsenazo e Ferro Sérico
O cálcio é um mineral utilizado pelo nosso organismo, que está relacionada na participação da coagulação sanguínea.
O primeiro procedimento referente ao Cálcio-Arsenazo III, onde o cálcio existente na amostra reage com o arsenazo III dando origem a um complexo colorido, que se podem fazer leituras quantitativas em espectrofotometria.
O próximo método, realizado no mesmo dia foi para a determinação de ferro sérico. O ferro que é um micronutriente do corpo desempenha funções como trocas gasosas, além de ser fundamental para a manutenção da homeostase orgânica.
Para analisar a quantidade de ferro no organismo é realizado o exame de ferro sérico. Este exame é solicitado quando há a suspeita de carência ou sobrecarga de ferro no organismo, que ocorre nos casos de distúrbios hematológicos tais como os tipos de anemia.
Sendo que estas duas metodologias de análises foram efetuadas em um espectrofotômetro semi-automático.
Desenvolvimento da prática I
Utilizaram-se três tubos de ensaio, colocou-se reagente A (2 mL) com a micropipeta de 500 µL (pipetou-se 4x), nos tubos branco, padrão e amostra.
Pipetou-se 30 µL de Padrão de Ca+, com auxílio de micropipeta, colocando no tubo de ensaio que correspondia a esse. Após, colocou-se 30 µL de amostra no seu respectivo tubo de ensaio.
Reagente Reagente Reagente + padrão + amostra
Branco Padrão Amostra
Agitou-se e após 2 minutos em repouso à temperatura ambiente, foi realizada a calibração do espectrofotômetro, utilizando o tubo do Branco para zerar o equipamento. Após, foi feita a leitura com comprimento de onda de 678 nm, que resultou em absorbância (A) do Padrão = 0,660; e absorbância da