procedimento institucional gestao de epi
Gestão de EPI
Tipo de Documento
Procedimento Institucional – Gestão de EPI
Título do Documento
Equipamento de Proteção Individual
Elaborado por
Paulo Sérgio Bigoni
Área Relacionada
Saúde e Segurança do Trabalhador
Processo
ESTRUTURAÇÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL
1. Introdução
A segurança e a saúde nos ambientes de trabalho devem ser garantidas por medidas de ordem geral ou específicas que assegurem a proteção coletiva dos trabalhadores. Porém, na inviabilidade da adoção de medidas de segurança em caráter coletivo, ou quando estas não garantem a proteção total do trabalhador, ou ainda como uma forma adicional de proteção, devem ser utilizados equipamentos de proteção individual (EPI).
Outras situações onde a adoção de EPI é requerida;
Durante a fase de implementação de medidas coletivas de proteção
Para atender situações de emergência
Dessa forma todos os trabalhadores envolvidos em atividades sujeitas a riscos de naturezas diversas devem utilizar os EPIs adequado a atividade a ser executada.
Entende-se por equipamentos de proteção individual ou simplesmente EPI, de acordo com a Norma Regulamentadora NR-6, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador destinado à proteção de riscos susceptíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Da mesma forma entende-se por equipamento conjugado de proteção individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
Devem se fornecidos aos trabalhadores, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento. A implantação dos EPIs deve ser realizada mediante orientação e treinamento do trabalhador sobre o uso adequado, guarda e
Procedimento Institucional – Gestão de EPI
1
Procedimento Institucional
Gestão de EPI conservação. A higienização, manutenção e testes