Procedimento cirurgico
Cirurgia torácica ou Pulmonar
Refere-se a diversos procedimentos que implicam na abertura da cavidade torácica (toracotomia) e/ou órgãos da respiração. Ex: ressecção segmentar (segmento ou lobo pulmonar); Lobectomia (remoção de lobos pulmonares); Pneumectomia (remoção total de um pulmão), etc
A toracotomia é uma intervenção que consiste na abertura da parede torácica para observar os órgãos internos, obter amostras de tecido para a sua análise e para o tratamento das doenças dos pulmões, do coração ou das artérias principais.)
Intervenções de enfermagem no pós-operatório (cirurgia torácica )
Objetivo: Otimizar a oxigenação e ventilação, mantendo a vigilância das complicações, controle da dor e auxílio ao paciente na recuperação de sua função cardiopulmonar. Após a estabilização dos sinais vitais, o paciente será colocado na posição semi-fowler, favorecendo a expansão dos pulmões, facilitando a ventilação com menor esforço,possibilitando a drenagem da sonda torácica. O paciente será reposicionado a cada 2 horas para a prevenção da estase de secreções e manutenção do equilíbrio da ventilação/perfusão.
Manutenção das vias aéreas: A equipe de enfermagem deve estar atenta. Faz-se necessário orientar o paciente a tossir e respirar fundo a cada uma ou duas horas, auxiliando-o a amparar a incisão com uma almofada durante a respiração profunda e tosse. A tosse ajuda-o a movimentar e expelir as secreções traqueobrônquicas; a respiração profunda dilata as vias aéreas.
A umidificação das vias aéreas pode ser feita através de nebulização com máscara e cateter de oxigênio. Na presença de ventilação mecânica assegurar a umidificação das vias aéreas, verificando a cada 6 horas o nível de água do umidificador e trocando quando necessário. Além disso, é muito importante verificar a presença de muco espesso e aderente o que sugere insuficiente aporte de líquidos e insuficiente umidificação externa.
Cirurgia cardíaca:
A cirurgia cardíaca abrange o