Procedimento cientifico e suas divisões
O Primeiro será a utilidade deste fato, pois o estudo através do mesmo devera ser útil de alguma forma para um grupo especifico. Podemos ter como exemplo a descoberta para certa doença este fato será de utilidade para os portadores desta doença e seus pesquisadores.
Outro grande ponto é a confiabilidade, pois o estudo deve fornecer elementos para a sua confirmação e ou contestação das hipóteses apresentadas para que haja uma continuidade pública da pesquisa.
As ciências sociais e ou humanas e as ciências naturais lidam com as formas de analises totalmente opostas, pois as chamadas ciências naturais conseguem reproduzir em laboratório seu objeto de estudo. Já as ciências sociais por outro lado têm como matéria prima para seus estudos atos, causas, motivações que podem mudar de acordo com o personagem. Nas ciências humanas não e possível estudar o fato isolado e reproduzi-lo em laboratório.
A objetividade nas ciências humanas ocorre de forma muito mais complexa, pois investigador e investigado embora não se comuniquem muitas vezes fazem parte de um mesmo universo o das experiências humanas. Quando o objeto estudado “pessoas” não tem noção que esta sendo pesquisado o mesmo não mudara seus costumes e atos e assim teremos uma avaliação melhor. Também devemos lembrar que quanto menos o observador interagir com o observado melhor será o resultado que teremos, pois assim um não interfere na atividade e ou atitude do