Metodologia
1.Qual a diferença entre a pesquisa simples e a aplicada?
A pesquisa básica tem como objetivo gerar conhecimentos novos que sejam úteis para o avanço da ciência, nessa pesquisa não há aplicação pratica prevista, a meta principal é o saber, para tanto, busca-se a satisfação de uma necessidade intelectual por meio do conhecimento.
A pesquisa aplicada tem como objetivo gerar conhecimentos para o avanço da ciência, em assuntos e problemas especificamente práticos. A meta principal do pesquisador está em contribuir para fins práticos que sejam mais ou menos imediatos, por isso ele busca soluções para problemas concretos.
2. Descreva como as pesquisas podem ser classificadas quanto aos objetivos.
Uma pesquisa pode ter o objetivo de explorar, descrê ver ou explicar um assunto ou problema. Portanto pode ser:
Exploratória: quando pretende explorar áreas em que dados existentes são ilimitados.
Descritiva: quando pretende descobrir quem, o que, quando ou quanto, portanto é um estudo descritivo.
Explicativa: quando pretende saber o porque dos fenômenos, isto é, como uma variável produz, mudança em outra.
3.Descreva como as pesquisas podem ser classificadas quanto aos procedimentos.
Os procedimentos dizem respeito à forma de coletar os dados, esse levantamento de dados pode ser feitos por dois processos, documentação direta ou documentação indireta.
Na documentação direta os dados são extraídos do local onde ocorrem os fenômenos /fatos. Na documentação indireta os dados são extraídos de fontes levantadas por outras pessoas.
A documentação direta divide-se em:
Pesquisa experimental: os experimentos podem ser de laboratório ou de campo. Levantamento: envolve a interrogação direta de pessoas.
Estudo de caso: envolve estudo profundo exaustivo de um ou poucos objetos e que permite conhecimentos amplos e detalhados.
Pesquisa participante: caracteriza-se pelo envolvimento entre pesquisador e pesquisados.
A