Procedimento Carta de controle tipo U
Este procedimento tem como objetivo descrever o procedimento de utilização da carta de controle por atributo tipo U. Aplicação
Aplica-se a todos os alunos do curso de Engenharia de Produção Também se aplica a todos interessados em aprender a maneira correta de se usar e aplicar uma carta de controle do tipo U.
Índice Escopo 1
Aplicação 1
Índice 1
1 Definição 2
1.1 O que e um Gráfico de Controle 2
1.2 Quando usar um Gráfico de Controle 2
1.3 Determinando uma Carta de Controle 2
2 Coleta de Dados 3
3 Aplicando os Dados 4
Aplicando os cálculos conforme item 2 temos: 4
3.1 Calculando os limites de u 4
3.1.1 Para limites constantes: 4
3.1.2 Para limites variáveis: 5
4. Revisão da carta de controle 6
4 Referências 6
Anexo 1: Abreviações e definições 8
Anexo 2: Fluxo de decisões para uso correto das cartas de controle 9
Controle de Alteração 10
Assinaturas 11
1 Definição
1.1 O que e um Gráfico de Controle
O gráfico de controle é similar ao gráfico de linha, onde plotamos os dados ordenados ao longo do tempo em que foram coletados. Possui uma linha central, a partir da qual estabelecemos os limites de controle (±3 sigmas), que nos permitem visualizar a localização e dispersão do processo.
1.2 Quando usar um Gráfico de Controle
Estes gráficos devem ser utilizados quando desejamos verificar quanto da variabilidade do processo é devida a causas aleatórias, intrínsecas ao processo, e quanto é devido a causas especiais, externas ao processo.
1.3 Determinando uma Carta de Controle
Existem 2 grupos de carta de controle: Variáveis ou por Atributos, onde estes grupos são separados em 7 tipos de gráficos de controle uma para cada tipo de dados, siga conforme o anexo 1 para verificar a carta de controle mais adequada ao processo. A carta u mede o número de não-conformidades por unidade de inspeção em subgrupos que podem ter tamanho das amostras variável. É similar à carta c, exceto que o número de não-conformidades