procariontes
Campus Universitário de Araranguá
Fisioterapia – 1º Semestre
Disciplina – ARA7412 Biologia celular e molecular
Professora: Regina Vasconcellos Antônio
Acadêmica: Vivian Carla Junglos
ATIVIDADE EXTRACLASSE 1
1. Descreva o mais completamente possível as principais diferenças entre células eucariontes e procariontes.
As células procariontes são muito diferentes dos eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de algumas organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por invaginação. Também possuem DNA na forma de um anel não associado a proteínas. Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídios, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e, sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma.
As células eucariontes são mais complexas que os procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados são dotados deste tipo de células. É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes. Acredita-se que a membrana da célula "primitiva" tenha emitido internamente prolongamentos ou invaginações da sua superfície, os quais se multiplicaram, adquiriram complexidade crescente, conglomeraram-se ao redor do bloco inicial até o ponto de formarem a intrincada malha do retículo endoplasmático. Dali ela teria sofrido outros processos de dobramentos e originou outras estruturas intracelulares como o complexo de Golgi, vacúolos, lisossomos e outras.
2. Descreva o mais completamente possível as constituições e as funções das seguintes estruturas de procariontes: a- membrana plasmática; b- parede celular; c- cápsula; d- ribossomos; e- fímbria; f- flagelo; g- nucleóide.
A – MEMBRANA