carneiro hidraulico ou bomba de ariete
O carneiro hidráulico também conhecido como bomba de aríete hidráulica , foi inventada em 1796 pelo cientista Frances Jacques E. Montgolfier.
Trata-se de um equipamento simples que serve para o abastecimento de água em áreas rurais, podendo ser definido como uma maquina de elevação de água com energia própria. Com isso ele tem a capacidade de trabalhar 24 horas por dia.
A água que chega ao carneiro hidráulico sai por uma válvula de descarga, até o momento em que é atingida uma velocidade elevada, no momento que essa velocidade é atingida a válvula se fecha repentinamente (Golpe de Aríete), ocasionando uma sobrepressão que possibilita, automaticamente, a elevação de uma parcela de água que nela penetra a uma altura superior a aquela de onde a água proveio, sem necessitar do auxílio de qualquer força externa , apenas precisando de uma pequena queda hidráulica.
O golpe de Aríete é um surto de pressão que ocorre em um tubo conduzindo água, cujo escoamento sofre uma interrupção abrupta.
Critérios para o funcionamento do sistema
Necessidade da existência de queda d’água;
Deve ser utilizada água limpa, pois a água a ser recalcada é parte da água de acionamento;
Eleva somente parte da água de acionamento;
Conforme mostra o esquema da figura 1, ele é constituído basicamente das seguintes partes:
Um tubo de alimentação 1
Uma válvula de impulso 2
Uma válvula de recalque 3
Uma câmara de ar 4
Tubo de recalque 5
Funcionamento do carneiro hidráulico
Ao ser instalado o carneiro hidráulico tem a válvula de impulso (2) fechada pela ação da pressão da água do tubo de alimentação (1) para iniciar a operação do carneiro hidráulico basta abrir, com a mão a válvula de impulso. O funcionamento do carneiro hidráulico é automático.
Para paralisar o carneiro, basta manter a válvula de impulso fechada.
A escolha do tamanho do carneiro está relacionada com a queda (h) e quantidade de água (Q) disponível.
A quantidade de água aproveitada, (q), será