Problemática Ambiental e o Papel da Escola
Desde a antiguidade, o meio ambiente vem sofrendo com as ações causadas pela raça humana, sendo estas ocorridas com menor frequência comparada com os impactos causados atualmente, pois, além da pequena quantidade populacional, o mundo não era desenvolvido tecnologicamente como é nos dias de hoje. Foi somente a partir do século XVII, com a revolução industrial, que o homem deu um grande passo para o seu desenvolvimento e assim como na urbanização e na industrialização houve também um avanço nas técnicas que ajudam o homem a transformar à natureza conforme as suas necessidades. Diante disso, é imprescindível e fundamental uma educação ambiental para todos que nesse planeta habitam, para que tenhamos uma melhor conscientização em relação ao mundo e para aprendermos desde cedo que podemos ter uma boa qualidade de vida amando e respeitando o meio ambiente.
A educação ambiental vai formar e preparar cidadãos para a reflexão crítica e para uma ação social corretiva ou transformadora do sistema, de forma a tornar viável o desenvolvimento integral dos seres humanos. (PHILIPPI, 2005. p.3)
Vivemos nos dias atuais uma época onde a grande demanda de população vem aumentando de forma rápida, em consequência disso, aumenta-se também o uso constante de recursos naturais de forma inadequada, que geram uma série de consequências ao meio ambiente, como: poluição, desmatamento, queimadas, falta de água, aquecimento global, acidentes nucleares e entre outras. Tais problemas influenciam também na qualidade de vida dos seres humanos, pois os mesmos dependem da natureza para a sua sobrevivência, logo, eles dependem de um ambiente cuja este esteja completamente preservado. Para satisfazer as suas premências, o homem vem transformando à natureza, efetuando a degradação ambiental e até mesmo a extinção da nossa fauna, pois, muitos são os que matam animais para a comercializar a sua pele e nem todos animais conseguem fugir do seu