Problematiza O Luta Pelo Direito
Problematização do livro.
- Ideias Desenvolvidas pelo Autor.
Primeiramente para Ihering o direito é uma ideia prática, ele possui uma antítese. O fim e o meio.Tal ideia é responsável por separar a luta e a paz.
“ a paz é objetivo do direito e a luta é o meio de obtê-la .”
O direito não é uma ideia lógica , mas sim uma força viva.
“ O símbolo do direito ,a estátua da justiça , como é descrito no sustenta em uma mão a balança o lugar onde o direito e pesado. E na outra mão empunha a espada, que serve para fazê-lo valor. A espada sem a balança é força bruta e a balança sem a espada é o direito impotente ,uma completa a outra. O direito reina quando a justiça emprega a força de empunhar a espada de modo igual á habilidade de manejo da balança. Para o autor as leis não valem nada sem o homem ter o sentimento de justiça , e também não basta apenas querer justiça, precisa haver uma ação.
- Concordâncias com ideias do autor.
O autor ressalta de que nada vale existirem tantas doutrinas e código e tantos outros instrumentos jurídicos sem que os interessados ou seja ,os cidadãos não conhecerem ou reclamarem por seus direitos.
Ihering apoia a seguinte teoria. “ é um dever resistir a injustiça ultrajante que chega a provocar a própria pessoa ,isto é a lesão ao direito que , em consequência da maneira porque é cometida , contém um caráter de um desprezo pelo direito de uma lesão pessoal.
-os acréscimos ás ideias do autor.
O autor ressalta a luta pelo direito como dever: “aquele que for atacado em seu direito deve resistir , é um dever para consigo mesmo”.
Ele afirma , que a vida do homem se divide em dois meios:
O material ,onde o homem defende sua propriedade , fim de matrimonio e divisão de patrimônio.
O moral, onde o homem defende sua honrra , contratos em geral.
Temos o dever de defender qualquer desses direitos citados , pois na nossa existência moral esta ligada a sua conservação , desistir da defesa de sem direito equivale a