PROBLEMAS E MÉTODOS DECISÓRIO DE LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS
Classicamente são duas as variáveis que acabam influindo nesse processo: as alterações na demanda de bens e serviços e as alterações na oferta de insumos para a operação.
Impactando sobre a oferta de insumos, temos os custos da mão-de-obra, da terra, da energia, dos transportes e outros fatores da comunidade. Com relação à demanda, influenciam a qualificação da mão-de-obra, a adequação do local, a imagem da empresa e a conveniência para os clientes, como rapidez e confiabilidade.
A infra- estrutura local necessária para dar suporte a uma operação de manufatura poderia ser dividida em duas amplas categorias: a institucional e a de transporte. Com a demanda cada vez maior para que as empresas possuam linhas produtivas flexíveis, que atendam às necessidades dos clientes de forma customizadas, elas também precisam de instituições e fornecedores flexíveis e sensíveis. A rede de transportes precisa ser eficiente e confiável.
Os processos atuais de manufatura estão cada vez mais sofisticados, e por isso, demandam uma força de trabalho altamente educada e equipada com uma grande variedade de qualificações.
As exigências de conteúdo do produto indicam o percentual mínimo do produto que deve ser produzido dentro dos limites de um país, a fim de que o produto seja vendido no mesmo. Esse instrumento de política econômica garante o emprego na comunidade local, enquanto reduz o déficit comercial do país.
Outro ponto é a estabilidade de uma região, refere-se ao número e à intensidade de flutuações políticas e econômicas que podem lá ocorrer. Quanto mais estável é um país, maior será a capacidade do mesmo atrair investimentos.
Outros fatores incluem os custos de mão-de-obra, custos de distribuição, custos de instalações e taxas de câmbio.
Os custos de mão-de-obra variam drasticamente, tanto entre países, como entre regiões dentro de uma mesma nação. Entretanto, é preciso levar em consideração também que embora o custo de