Problemas na educação escolar formal
Faculdade de Educação – Departamento de Estudos Básicos
EDU 01010 – Filosofia da Educação I
Professora: Drda.Vanice dos Santos
Aluno: Mariana de Sousa Schwab
Problema na educação escolar formal: relação aluno – professor
Um dos problemas da educação formal atual é a falta de acesso do aluno ao professor. Hoje, com a deteriorização dos estabelecimentos de ensino, as turmas estão superlotadas, fazendo com que o professor não consiga dar total assistência a todos os alunos. Os alunos precisam de alguém que os ajudem a encontrar o melhor caminho para desenvolverem cada vez mais as suas capacidades, principalmente na infância, fase muito importante para o desenvolvimento do conhecimento.
Fazendo uma alusão ao texto de PLATÃO (A República, 1996), acredito que o professor é aquele que ajudará o aluno a sair da caverna, é com o incentivo do professor que o aluno vai buscar o conhecimento.
Ao ler o texto "O que é filosofia da educação", (PAULO GHIRALDELLI JR, 2000), percebi a importância da infância, e concordo com a ideia de que essa é uma fase importantíssima, devendo ser prolongada, no sentido de que a pessoa tem que manter o espírito puro, e a mente aberta para o novo. Ghiraldelli escreve:
"A infância é criatividade e pureza, e se a disciplina deve aparecer, deve vir como autonomia tirada 'de dentro para fora'. O professor, neste caso, é um companheiro de viagem. A escola, um ambiente natural propiciador das melhores experiências." (PAULO GHIRALDELLI JR, 2000, p. 10)
O professor deve ser esse companheiro de viagem, e não um disciplinador autoritário, porque os alunos precisam de instrução e direcionamento. No texto "Sobre a pedagogia" (KANT, 1996), o autor diz que a educação abrange os cuidados e a formação,
tendo o aspecto negativo, que é a disciplina rígida, que impede os defeitos, e o aspecto positivo, que é a instrução e direcionamento. O direcionamento é a prática de tudo aquilo