Educação Formal e Informal
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL
NOME DO ALUNO
NOME DO ALUNO
NOME DO ALUNO:
NOME DO ALUNO: FERNANDA
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão dadisciplinaEDUCAÇÃO PROFISIONAL E EDUCAÇÃOO EM AMBIENNTES NÃO ESCOLARES ”, sob orientação do professor-tutor a distância MARIA CLOTILDE BASTOS Ms..
POLO SÃO JOSE DOS CAMPOS
2013
EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL
A educação formal é baseada na transferência de conhecimento através da comunicação.
A educação informal é baseada na aquisição de conhecimento através de estudos e experimentações auto-motivadas.
A primeira é formal por ter sido estabelecida pelo governo como educação padrão. Ela é praticamente obrigatória e não seguir o padrão certamente lhe trará riscos, basta analisar como são feitos os filtros de contratação de profissionais nas empresas, a pessoa que esta recrutando recebe um currículo e a primeira coisa que ela faz é descer até o item Formação Acadêmica, se não for uma faculdade de primeira linha e um bom curso, o currículo automaticamente vai para o lixo.
A educação formal tenta transferir o conhecimento que o professor tem, e muitas vezes não tem, para o aluno, com a ajuda de livros e materiais de apoio. Durante uma hora ou mais o professor se dirige aos alunos falando sem parar. O grande problema é que o ser humano não consegue manter-se focado por muito tempo, muito do que é falado não é escutado, e muito pouco do que é escutado é aprendido. Não é a toa que a educação formal exige um esforço pessoal extra classe chamado lição de casa, só assim o aluno consegue realmente aprender o que foi ensinado.
A educação informal não é obrigatória e depende totalmente da motivação. Normalmente as pessoas que se auto-educam são tão motivadas e focadas, que não deixam passar uma página ser ler ou uma questão sem responder. Assuntos mais complexos