Problemas Na Anamnese
Dentro desse contexto de mudança; a anamnese, a principal ferramenta do medico para estabelecer o correto diagnostico do estado do paciente, foi modificada em virtude dessas novas necessidades. Buscando nesse método não somente o histórico da doença e da queixa, mas também o estado psicológico do paciente. Dessa forma, garantindo a total cobertura das necessidades do paciente. Entretanto, ainda há bastantes impasses que podem interferir nessa busca.
Algumas posturas do estudante como medo, hesitação e a insegurança, interferem de forma bastante negativa na anamnese. O cuidado com apresentação é indispensável, o primeiro contato é quem ditará o resto da entrevista. Outra dificuldade é conter suas manifestações frente a situações que causem estranheza ou incomodo, para não interferir nas respostas durante a entrevista com o paciente.
Muitas vezes até mesmo o ambiente pode ser desfavorável nessa busca. A lotação nas enfermarias gera desconforto e falta de privacidade para que médicos e estudantes façam perguntas mais delicadas ao paciente. Além de se sentirem vigiados por outros colegas e seus superiores, tirando do estudante a liberdade e a privacidade, necessária numa boa entrevista com seu paciente.
A dificuldade de direcionar a entrevista e a falta de habilidade de comunicação interpessoal (com os pacientes) geram impasses. Além de sugestionar o paciente com perguntas que surgem de ideias preconcebidas. Tira do paciente a confiança necessária no estudante para uma boa entrevista. Dando