Problemas Em Trabalhar Noite
Quando dormimos, a temperatura do corpo cai. Músculos, tendões e articulações ficam mais relaxados. Os vasos sanguíneos se dilatam para aumentar o fluxo de sangue pelo corpo. A respiração fica mais lenta. O coração bate mais devagar - a pressão arterial tem uma queda de 10%. Tudo isso para o corpo descansar e se recompor.
Quem dorme durante o dia, sofre a influência de diversos estímulos, como claridade e barulho, que impedem um sono de qualidade. “Seu sistema nervoso vai ser abalado, sua memória fica prejudicada, sua resistência física não é a mesma”, diz o neurologista de comportamento, José Walmir Barrote Júnior.
Um estudo também apontou aumento na taxa de colesterol dos pacientes que trabalham à noite. “O ideal é que esse colesterol esteja abaixo de 200 ml. Por decilitro. O que a gente tem identificado nessa pesquisa é que a média de colesterol das pessoas que trabalham à noite está por volta de 270, 280”, revela o coordenador da pesquisa, Adriano Marçal.
É muito comum empresas de tecnologia liberarem o acesso aos dados da empresa para que os funcionários possam continuar seu trabalho de casa, que na maioria das vezes é executado á noite.
Uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP) revelou que 65% das pessoas que trabalham á noite ou de madrugada sofrem de hipertensão, isso desregula todo o sistema imunológico do ser humano, o que pode levar a várias doenças, inclusive ao câncer e depressão, mulheres de 30 a 54 anos que desenvolvem trabalhos noturnos tem 50% mais risco de ter câncer de mama.
O fórum GUJ, referente a assuntos de tecnologia e programação criou um tópico sobre a saúde na vida dos programadores, onde umas das principais dicas foi:
Nunca leve trabalho para casa, lembre-se, você é um ser humano, não uma máquina em frente a outra, preocupações também podem acarretar a insônia e este hábito pode virar um vício.
Faça o que conseguir dentro de 8 horas de trabalho, se não for possível realizar o