Problemas do Monopolio
FACULDADE DE ECONOMIA
CAROLLINA DA CRUZ TEIXEIRA
RAFAELLA DE OLIVEIRA ASSIS
TRABALHO DE ECONOMIA DA ENERGIA:
Breve análise sobre Monopólio na Indústria Petrolífera
Niterói
Site: http://www.brasildefato.com.br/node/13362 último acesso em 10 de julho de 2013 as 14:00
Plataforma intensifica campanha contra leilões do petróleo
Além da reabertura dos Comitês estaduais da campanha “O petróleo tem que ser nosso”, diversas mobilizações estão previstas para o próximo mês
26/06/2013
“Isso é muito espantoso, grandioso e muito bacana”, apontou Magda Chambriard, diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), ao leiloar a 30 empresas - 18 estrangeiras - uma reserva estimada em 40 bilhões de barris, o equivalente ao triplo de toda a reserva que a Petrobras havia descoberto nos últimos 59 anos de pesquisa.
A comemoração da ANP ocorreu após a arrecadação de 2,8 bilhões de reais pelo governo na 11ª Rodada de Licitações de Blocos de Petróleo e Gás Natural. Entretanto, as reservas são estimadas em 1,5 trilhões de reais, valor 500 vezes maior que o arrecadado.
Com o objetivo de impedir estas privatizações, a Plataforma Operária e Camponesa para a Energia, articulação que envolve petroleiros, eletricitários e atingidos por barragens, reuniu-se nessa terça-feira (25), na sede do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro), em São Paulo. Os presentes apontaram a importância do petróleo para a soberania nacional e a urgência de mobilizar a classe trabalhadora para barrar novas privatizações.
Está prevista para outubro mais uma rodada de licitação do petróleo, agora do pré-sal. O leilão vai ofertar a área de Libra, localizada em Santos (SP), com uma reserva de 12 bilhões de barris de petróleo.
Para o coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), João Antônio Moraes, esta riqueza é essencial para a soberania nacional e pode resolver deficiências de