cap15
1.Dê um exemplo de monopólio criado pelo governo. A criação de tal monopólio é necessariamente umamá política pública? Explique.
As leis que regem patentes e direitos autorais. A criação de tal monopólio não é necessariamente uma má política pública, pois ao permitir que esses produtores monopolistas cobrem preços mais altos e obtenhamlucros maiores essas leis permitem que as companhias farmacêuticas os medicamentos que descobrem com oobjetivo de incentivar a pesquisa. E permite-se que os autores monopolizem as vendas de seus livros paraincentivá-los a escrever mais e melhores livros.
2.Defina o monopólio natural. O que o tamanho de um mercado tem a ver com o fato de uma indústriaser ou não um monopólio natural?
Monopólio natural: um monopólio que surge porque uma só empresa consegue ofertar um bem ou serviço aum mercado inteiro a um custo menor do que ocorreria se existissem duas ou mais empresas no mercado.O tamanho do mercado é determinante para uma empresa que detém o monopólio natural, pois, se o bem queessa empresa oferece não conseguir atender o mercado, irá incentivar que outras empresas entrem nomercado, possibilitando, assim que esse mercado torne-se competitivo.
3.Por que a receita marginal de um monopolista é inferior ao preço do bem? A receita marginal pode sernegativa?
Para um monopolista, a receita marginal é menor do que o preço porque ele se depara com uma curva dedemanda com inclinação descendente. Para aumentar a quantidade vendida, uma empresa monopolista precisareduzir o preço do bem.Quando um monopolista aumenta a produção em 1 unidade, precisa reduzir o preço cobrado por unidadevendida e essa redução do preço reduz a receita advinda das unidades que já vinha vendendo.
A receita marginal pode ser negativa quando o efeito preço sobre a receita é maior do que o efeito quantidade. Neste caso, quando a empresa produz uma unidade adicional de produto, o preço cai o suficiente para fazer com que a receita total