080956350515
2453 palavras
10 páginas
MonopólioINTRODUÇÃO
O monopólio é uma situação de mercado em que existe um só produtor de um bem (ou serviço) que não tenha substituto próximo. Devido a isso, o monopolista exerce grande influência na determinação do preço a ser cobrado pelo seu produto.
Se você for proprietário de um microcomputador, provavelmente estará usando uma versão do Windows, o sistema operacional vendido pela Microsoft. Quando a Microsoft desenvolveu a versão original do Windows, ela solicitou ao governo um copyright. O copyright dá a Microsoft o direito exclusivo de produzir e vender cópias do Windows. Se alguém deseja comprar uma cópia do Windows, não tem outra escolha senão dar à Microsoft os cerca de US$ 100 que ela cobra pelo produto. Diz-se que a Microsoft detém o monopólio do mercado de Windows.
Um monopólio como a Microsoft, não tem concorrentes próximos e, portanto, pode influir sobre o preço de mercado de seus produtos. Enquanto a empresa competitiva é um tomador de preços, o monopólio é um formador de preços. O preço cobrado pelo monopólio excede o custo marginal.
HIPÓTESES DO MODELO DE MONOPÓLIO
Uma estrutura de mercado monopolista apresenta três características principais:
Uma única empresa produtora do bem ou serviço;
Não há produtos substitutos próximos;
Existem barreiras à entrada de firmas concorrentes.
As barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado podem ocorrer de várias formas:
Monopólio puro ou natural: quando o mercado exige a instalação de grandes plantas industriais, que operam normalmente com economias de escala e custos unitários bastante baixos, possibilitando à empresa cobrar preços baixos por seu produto, o que acaba praticamente inviabilizando a entrada de novos concorrentes;
Proteção de patentes: direito único de produzir o bem, por exemplo, o xerox;
Controle sobre o fornecimento de matérias-primas chaves: por exemplo, a Alcoa, que detinha quase todas as minas de bauxita nos EUA (matéria-prima do alumínio);