080956350515

1970 palavras 8 páginas
O que é Monopólio:
Monopólio é a exploração sem concorrente de um negócio ou indústria, em virtude de um privilégio. É a posse ou o direito em caráter exclusivo. Ter o monopólio é possuir ou desfrutar da exploração de maneira abusiva, é vender um produto ou serviço sem concorrente, por altos preços. Do grego monos, que significa "um" e polein que significa "vender".

Deter o monopólio é uma situação em que uma única empresa domina a oferta de determinado produto ou serviço. É quando o mercado é dominado por uma estrutura monopolista e não pelas leis de mercado, garantido-lhe super lucro. A maioria dos países possui um conjunto de leis para impedir a formação de monopólio.

Monopólios surgem devido a características particulares de um determinado mercado, ou devido a regulamentação governamental. O monopólio coercivo, significa que a curva de demanda do bem fica negativamente inclinada, na medida em que a demanda da firma e a demanda do mercado são as mesmas.

O que é Monopolizar:
Monopolizar é um verbo transitivo direto que significa dominar, ter a exclusividade para si, é sobressair, chamar a atenção sem dar oportunidade para o outro. Por exemplo: monopolizar a conversa, monopolizar a festa, monopolizar o encontro etc.

Monopolizar, em economia de mercado, é criar uma condição particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa monopoliza o mercado de um determinado produto ou serviço, estabelecendo a alta do preço.

Monopolizar é traficar, explorar ou possuir direitos ou privilégios exclusivos, é praticar o monopólio, isto é, quando uma única empresa explora de maneira abusiva vendendo um produto ou prestando um serviço sem concorrência. É ter o domínio do mercado.

Monopolizar é fazer o açambarcamento de determinada mercadoria, isto é, retirar de circulação um determinado produto, a fim de impor-lhe altos preços de comercialização.

Monopolizar é fazer ou ter o monopólio – situação em que o mercado é dominado por uma estrutura

Relacionados

  • 080956350515
    2453 palavras | 10 páginas