Problemas ambientais no piauí
O Estado do Piauí, assim como os demais Estados do Brasil, apresenta vários problemas ambientais. Contudo, a sociedade mostra-se cada vez mais atenta as questões ambientais e em suas soluções, posto que cada vez mais percebe-se a influência de um meio ambiente sadio no bem estar e na formação dos indivíduos.
Desse modo, cada vez mais a comunidade mundial busca incentivar a educação ecológica e a preservação do meio ambiente, no intuito de erradicar os problemas que assolam o meio ambiente mundial.
O Estado do Piauí não se mostra indiferente a essa “onda verde”, haja vista que diante dos problemas ambientais emergentes em nosso Estado, tem-se buscado soluções a curto e médio prazo para saná-los.
Diante da diversidade de problemas ambientais em nosso Estado, uns mais graves que outros, trataremos de alguns deles e medidas que buscam solucioná-los.
Um dos problemas seria o crescimento e ocupação urbana de forma desordenada, principalmente de áreas que deveriam ser amplamente preservadas, a exemplo das margens dos rios que cortam nossa capital, não levando em consideração fatores relacionado a capacidade de uso do solo urbano ou seguimentos previsto em lei para ocupação e construção, desencadeia uma serie de problemas sendo os mais graves inundações e impactos ambientais.
Os processos de ocupação e expansão do meio urbano é um sério problema da humanidade, principalmente quando ocorre de forma desordenada, utilizando os recursos naturais sem um devido planejamento como, por exemplo, a urbanização das áreas próximas aos rios em Teresina que ocasiona desequilíbrio ecológico e diversos problemas, principalmente na épocas chuvosa, alagando regiões da cidade.
O planejamento é uma das formas mais eficiente para reduzir os impactos ambientais causados pelo homem, sabendo que qualquer ambiente modificado promove desequilíbrio. Estudos sistemáticos no planejamento contribuem