biologia
TERESINA-PIAUÍ
ELICAMILA DE MORAES SANTOS1, LYS MARINA SANTOS SOUSA1, CLAUTINA
RIBEIRO DE MORAES DA COSTA2
RESUMO: Os rios que passam por áreas urbanas sofrem muitos impactos ambientais e a população que gera estes problemas, anseia do poder público soluções. O objetivo deste estudo foi avaliar de forma simplificada os impactos ambientais sobre o rio Parnaiba na zona urbana da cidade de Teresina-PI. Este estudo trata-se de uma pesquisa de campo descritiva, onde foi realizada a avaliação dos impactos ambientais no rio Parnaíba. Os principais indicadores de impactos ambientais no rio Parnaíba na cidade de Teresina foram: lavagem de carros, lixo, odor, despejo de esgotos, propriedades particulares na margem, alagamentos, assoreamento, queimadas, erosão e alargamento do leito. O crescimento populacional, a consequente expansão territorial urbana da cidade de Teresina, têm contribuído para agravar as condições ambientais do rio Parnaíba. São imprescindíveis medidas mitigadoras para amenizar os impactos.
PALAVRAS-CHAVE: indicadores, impactos ambientais, rio parnaíba, Teresina
INTRODUÇÃO
A crise ambiental contemporânea vem intensificando as discussões e a percepção pública acerca dos efeitos dos processos de produção e consumo das sociedades modernas sobre os ecossistemas, levando a impactos ambientais de diversas natureza.
Os impactos ambientais são decorrentes da poluição e da degradação ambiental, causada em grande parte pela ação humana, que modifica as propriedades do ambiente produzindo consequências para a saúde da sociedade e para os recursos naturais renováveis como a disponibilidade dos recursos hídricos (ALVES, LIMA, FARIAS, 2012: 160–173).
Para Santos (2009:81-91) o impacto ambiental é o desequilíbrio conseqüente de um dano que se vale de agentes diversos capazes de interromper a harmonia existente na relação entre ser vivo e natureza por causa da ação do homem sobre o meio