Pessoa e os bens do falidoi
1488 palavras
6 páginas
09-05-2011SUMÁRIO Do conhecimento quanto à essência O Realismo O Idealismo Posição de Kant e Augusto Comte Posição Ontognoseológica Correlação com a Problemática Jurídica
FILOSOFIA DO DIREITO
Ana Cristina de Souza Serrano Mascarenhas acrismascarenhas@hotmail.com
Do Conhecimento Quanto à Essência
Ponto culminante da teoria do conhecimento, a essência do conhecimento é onde se operam as divergências fundamentais. Que é que, em última análise, se conhece do "mundo real"? Conhecemos as coisas como elas são, e elas são em si como nós as conhecemos?
Ana Mascarenhas 4
Do Conhecimento Quanto à Origem O Realismo
Do Conhecimento Quanto à Essência
Do Conhecimento Quanto à Essência
O Realismo O sujeito e o objeto são os termos ou os elementos essenciais de todo conhecimento. Para que haja conhecimento, é necessário que o sujeito esteja em intencionalidade de conhecer, assim como é necessário que algo exista que possa ser apreendido pelo sujeito. É a orientação ou atitude espiritual que implica a pre-eminêcia do objeto, dada a sua afirmação fundamental, de que nós conhecemos coisas. Daí o emprego da palavra "realismo", que diz respeito à "coisa" (res) reconhecida como independente da consciência.
Ana Mascarenhas
5
Ana Mascarenhas
6
1
09-05-2011
Do Conhecimento Quanto à Essência
Do Conhecimento Quanto à Essência
Quando o homem aceita a identidade de seu conhecimento com as coisas que sua mente menciona, sem formular qualquer pergunta a respeito, nós temos o realismo ingênuo, que é pré-filosófico, ou seja, anterior a qualquer pergunta, a qualquer "problema" .
No realismo ingênuo, há uma aceitação espontânea do que se oferece ao homem como suscetível de suas sensações e de sua representação. Esta atitude não possui em si qualquer significado filosófico, porquanto não envolve nenhuma indagação sobre a certeza e a validade universal do conhecimento.
Ana Mascarenhas
7
Ana Mascarenhas
8
Do Conhecimento Quanto à