Problema retórico de ihering na esfera social
3.1 O problema retorico de IHERING, no livro “A luta pelo Direito” no capitulo “A luta pelo direito na espera social”.
Pode ser identificado através da ideia, em que o autor defende veementemente que o homem que luta pelo direito privado, tenta valer não apenas o seu direito em particular, mas o direito inteiro, uma vez que o individuo sendo parte da esfera social, tem o dever de defender as disposições legais. E para melhor ilustrar a ideia da luta do homem por seu direito no meio social, destacam-se a baixo algumas citações que comprovam o problema retorico do autor.
Citações:
“Portanto, cada um está encarregado, na sua posição, de defender a norma jurídica, quando se trata do Direito Privado, porque todo homem está encarregado, dentro de sua esfera, de guardar e de fazer executar as disposições legais.” (pagina 52)
“O homem luta, pois, pelo direito inteiro, defendendo o seu direito pessoal no estreito espaço em que ele se exerce.” (página 52).
“A questão da existência de todos os princípios do Direito Público repousa sobre a fidelidade dos empregados no cumprimento dos seus deveres; a dos princípios do Direito Privado, sobre a eficácia desses motivos, que levam o lesado a defender o seu direito: o interesse e o sentimento.” (página 51).
Nota-se nas três citações acima, que o autor tenta de forma constante e em sua maioria de maneira explicita fazer com que a ideia de que o homem quando luta pelos seus direitos, consequentemente está lutando pelo de todos na esfera social.
Como resolver o Problema Retórico
3.2 Por apresentação de credenciais.
1 - Identidade:
“Um direito concreto não pode originar-se senão da reunião das condições que o principio do direito abstrato liga à sua existência.” (página 49).
Na citação acima, o autor expõe uma característica do direito concreto. Demonstrando a forma pelo qual o mesmo se origina através do direito abstrato.
2 - Status:
“O direito concreto restitui ao direito abstrato a vida